Macrobiótica

“A Macrobiótica é um modo de vida que orienta as escolhas individuais em alimentação, atividade física e estilo de vida.

É um sistema de princípios e práticas que visam o equilíbrio em benefício do corpo, da mente e do planeta.

A origem da palavra vem do grego antigo — Macro (grande ou longa) e Bios (vida ou forma de vida).”

 

Conferência Internacional de Macrobiótica, Berlim, 2017
macrobiotica

A Macrobiótica é uma filosofia de vida assente em princípios milenares vindos do Oriente e difundida inicialmente pela Europa por George Osawa nos anos 30. Os seus inúmeros seguidores têm mantido vivos os princípios fundamentais, sendo que Michio Kushi foi um dos responsáveis pela adaptação da dieta tornando-a mais diversificada e atraente. Em Portugal tem se verificado nas últimas décadas uma adesão crescente, essencialmente graças a Francisco Varatojo que deu continuidade à mensagem e fundou o Instituto Macrobiótico de Portugal em 1985.

Apesar de ser conhecida por ser uma dieta, abrange muitas áreas relacionadas com o bem-estar do ser humano. O estilo de vida preconizado pelos simpatizantes da Macrobiótica segue o princípio de equilíbrio entre yin e yang e promove sobretudo a responsabilização pessoal da saúde, respeito pela Natureza, consumo sustentado, prática de exercício físico, consciência sobre as escolhas pessoais, entre tantas outras vertentes, com o objetivo máximo de ampliar a liberdade pessoal. Assim, a visão Macrobiótica da vida não se pretende que seja limitadora, mas sim de moderação e conhecimento. Seguindo os ciclos naturais do planeta, ingerindo alimentos da região e da estação do ano, respeitando a constituição biológica do ser-humano são exemplos de como aplicar a Macrobiótica no dia-a-dia.

O que é a alimentação Macrobiótica?

A alimentação macrobiótica tem em conta a condição de cada um, portanto, são considerados aspetos como género, condição física atual, estilo de vida (mais ativo ou mais sedentário), zona onde vive, etc, de modo a adaptar a dieta e torna-la o mais personalizada possível. São privilegiados alimentos pouco ou nada transformados pela indústria alimentar, sendo que a base deste tipo de alimentação são cereais integrais, vegetais e leguminosas. Tem seguido uma tendência vegan e a abordagem é feita tendo em conta as necessidades nutricionais do indivíduo e do que lhe é biologicamente compatível.

A transição para um regime alimentar Macrobiótico deve ser impulsionada por uma vontade própria e ser fundamentada por motivos positivos. Pode ser feita de forma gradual e baseada nos novos alimentos a incluir, posteriormente, nos que se deve retirar.

Quais as vantagens de transitar para este tipo de alimentação?

Ao adotar um regime macrobiótico, o indivíduo está a promover o auto-conhecimento e a recuperar o controlo sobre o que ingere, em suma, está a desenvolver o seu espírito crítico em relação à comida. São relatados com frequência casos de recuperação de vitalidade e humor, melhoria da qualidade do sono, diminuição do efeito do stress, diminuição da probabilidade de desenvolver problemas de saúde relacionados diretamente com a alimentação, controlo de peso, entre outros.

O potencial da mudança de alimentação é extraordinário, portanto, dependendo do objetivo de cada um, as vantagens são ilimitadas, afinal de contas “somos o que comemos”.

vida saudavel

Vitalidade e humor

estilo de vida

Qualidade do sono e redução do stress

macrobiotica e estilo de vida

Prevenção de doenças crónicas como a obesidade

É importante ser acompanhado (a) na transição?

Sim, é importante, principalmente se sentir não dispor do conhecimento necessário para o fazer sozinho. Apesar dos ensinamentos de Macrobiótica estarem muito bem documentados, pode ser bastante útil receber conselhos direcionados para o estilo de vida e condição particulares, já que é feita uma aferição da condição da pessoa e lhe é aconselhada a melhor forma de integrar a dieta na sua vida.

A pensar em si, dispomos de uma série de massagens, todas elas para tratamentos diferentes e realizadas pelos melhores profissionais.

Alimentação Macrobiótica

Orientação Alimentar Macrobiótica

 

Duração do aconselhamento em macrobiótica

A sessão de Orientação Alimentar Macrobiótica tem a duração de 2 horas.

Como se realiza o acompanhamento?

É aferido qual o objetivo pessoal através de um questionário, bem como qual o estado atual de saúde.

As recomendações e conselhos são personalizados durante esse tempo, e ainda terá direito a um caderno completo sobre alimentação Macrobiótica, bem como remédios caseiros e receitas. É incluído acompanhamento por email e/ou telefone durante dois meses.